13 de junho de 2024

SENAI CIMATEC sedia Fórum internacional voltado para programa de intercâmbio entre Brasil e França

O Centro de Eventos do SENAI CIMATEC foi palco do XVII FÓRUM BRAFITEC 2024. O encontro, que tem o objetivo de consolidar as relações já existentes entre universidades brasileiras e francesas que fazem parte do programa de intercâmbio Capes/Brafitec, aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho, e reuniu representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Conferência de Diretores de Escolas de Engenharia Francesas (CDEFI), da Embaixada da França no Brasil, além de executivos do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

“Para o SENAI CIMATEC é muito importante sediar esse evento, já que nós somos uma instituição relativamente nova, mas, ao mesmo tempo, que já está nesse programa há dez anos. Esse é um momento relevante para que os coordenadores de ambos os países possam discutir e acompanhar o andamento das atividades dos alunos e debater também novos currículos de cursos de graduação de Engenharia”, destacou a coordenadora do Fórum Brafitec e vice-reitora do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Prof. Dra. Josiane Barbosa. 

A palestra de abertura foi realizada pelo reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, prof. Dr. Leone Andrade; a coordenadora do Fórum Brafitec, prof. Dra. Josiane Barbosa; a coordenadora geral de Programas Internacionais da Capes, Dra. Helena Albuquerque; o representante da CDEFI, prof. Dr. Eduardo Souza de Cursi, e Sophie Jacquel, representando a Embaixada da França no Brasil.  

“Essa reunião é um momento muito rico de troca de informação, entre nós e os coordenadores. Conseguimos ter um contato mais próximo, mais humano, e isso fortalece muito, enriquece a experiência do programa”, ressaltou a coordenadora geral de Programas Internacionais da Capes, Helena Albuquerque. 

A importância do evento também foi evidenciada pelo representante da CDEFI, Prof. Dr. Eduardo Souza de Cursi. “Esse é um momento para discutir, preparar novos projetos e nós podemos definir qual vai ser a evolução possível do programa, que permite o intercâmbio de engenheiros e se desenvolve muito rapidamente há muitos anos, com uma colaboração frutuosa para os dois países”, disse. 

Ao longo dos três dias de evento, o público assistiu a diversas palestras, conferiu a apresentação cultural do Grupo de Capoeira Meninos da Bahia, participou de reuniões de equipes de projetos, além de conhecer a estrutura do ecossistema de inovação e tecnologia da sede do CIMATEC, em Piatã, e o complexo industrial do CIMATEC PARK, em Camaçari (BA).