Pesquisa e Inovação

O SENAI CIMATEC entende a pesquisa aplicada como instrumento de desenvolvimento sistemático e metódico do conhecimento, aplicado a problemas advindos da indústria e aos processos de inclusão educacional, desenvolvidos no âmbito da instituição, empregando-se canais formais e informais. O SENAI CIMATEC é hoje um protagonista nacional em pesquisa aplicada destinada ao setor produtivo.

A instituição pratica uma política de desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada de cunho tecnológico por meio de convênios com empresas e organismos financiadores, incluindo o financiamento direto e a concessão de bolsas, a partir de agências de fomento públicas (ANP, ANEEL, CNPq, FAPESB, FINEP, BNB, BID dentre outras), privadas (Embrapii, SENAI-DN, IEL, SEBRAE) e ainda com financiamento próprio de empresas.

A iniciação científica e tecnológica é feita mediante incentivo aos estudantes, inclusive àqueles com deficiência e necessidades educativas especiais, para promover a participação nos grupos e projetos de pesquisa e apoiar trabalhos de mestrado e doutorado.

Durante a pesquisa, o estudante aprende como se organiza o conhecimento disponível, procurando encontrar respostas para as lacunas existentes, por meio de procedimentos adequados. Neste sentido, o aprendizado da pesquisa representa preparação, também, para o exercício profissional.

Em relação à política de pesquisa, o SENAI CIMATEC adota as seguintes premissas:

O SENAI CIMATEC dispõe de 14 grupos de pesquisa:

Desde 2012, o SENAI CIMATEC passou a fazer parte da Embrapii, como uma das três instituições de pesquisa responsáveis por seu programa piloto de implantação.

Hoje, o SENAI CIMATEC é o mais relevante agente de pesquisa e inovação para a indústria no Brasil, mantendo uma carteira de projetos que atualmente ultrapassa o R$ 1 bilhão, em áreas como robótica autônoma, materiais, petróleo e gás natural, mineração, biotecnologia, entre outras.

Processo seletivo 2024.1

Faça parte do maior do Centro Universitário integrado a um dos maiores Centros Tecnológicos do Brasil. Inscrições abertas para o Processo seletivo 2024.1.

INSCREVA-SE