SENAI CIMATEC é credenciado como Universidade
A Bahia celebrou a chegada de mais uma universidade com a publicação oficial do credenciamento do SENAI CIMATEC no Diário Oficial da União, no último dia 20. Com 22 anos de trajetória, a instituição, reconhecida nacionalmente por sua excelência em tecnologia e formação profissional, alcança um novo patamar no cenário educacional.
Agora credenciado como universidade, o SENAI CIMATEC reforça seu compromisso com a excelência em ensino, pesquisa e inovação, passando a integrar o seleto grupo de 13 universidades na Bahia, das quais dez são públicas e três privadas. Este marco consolida sua posição como um dos polos mais avançados de ciência, tecnologia e inovação do país.
“Esse é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido há muitos anos, com envolvimento e dedicação de muitas pessoas. Essa conquista nos orgulha muito, pois o SENAI CIMATEC é uma referência em formação de profissionais de excelência, que contribuem para o desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso estado”, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.
Para o reitor Leone Andrade, esse avanço significa um salto no impacto que a instituição já exerce sobre a sociedade e a indústria brasileira. “Ser reconhecido como universidade é uma conquista que reforça nosso papel de formar profissionais altamente qualificados e de promover pesquisas que transformam desafios em soluções inovadoras. Vamos continuar contribuindo para o crescimento da indústria em prol do desenvolvimento da Bahia e do Brasil, buscando sempre a excelência”, destacou.
A Universidade SENAI CIMATEC segue como um modelo único no país, combinando educação de ponta e inovação tecnológica em um ecossistema que integra ensino, pesquisa aplicada e desenvolvimento de projetos reais. A instituição consolida-se como um motor para o progresso regional e nacional, elevando o protagonismo da Bahia em ciência e tecnologia.
De centro universitário para universidade
A transição de Centro Universitário para Universidade permite à instituição expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), intensificar projetos de pesquisa e inovação, fortalecer parcerias estratégicas e criar novos cursos com maior autonomia acadêmica. Essa mudança amplia as oportunidades de formação avançada e de desenvolvimento tecnológico, contribuindo de forma significativa para a sociedade e a economia.
A mudança também ampliar conexões com universidades estaduais, nacionais e internacionais no que tange as atividades de cunho acadêmico-científico; facilitar parcerias internacionais, intercâmbios e programas de cooperação acadêmica global; valorização do diploma; possibilidade de uma formação acadêmica mais completa; além de promover maior impacto social e econômico.
Trajetória
Inaugurada em 2002, a instituição de ensino superior começou como faculdade de tecnologia SENAI CIMATEC integrada ao maior centro tecnológico do Nordeste à época, com o objetivo de formar profissionais para atender a demandas da indústria, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Em 2008, foi iniciada a primeira turma do Mestrado Profissional.
Com foco em Engenharia, em 2010, o MEC aprovou com conceito máximo, os cursos de Sistemas Elétricos, Eletrônica Industrial e Engenharia Mecânica. Em 2016, o SENAI CIMATEC já era reconhecido nas três avaliações anteriores do MEC como a melhor instituição de ensino superior em engenharia do Norte/ Nordeste, além de ter iniciado o primeiro programa de Doutorado.
Em 2020, O SENAI CIMATEC passa a oferecer o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. No total, a universidade conta com oito cursos de graduação na modalidade presencial, dois cursos na modalidade EAD, além de 23 cursos de pós-graduação lato sensu; e cinco programas do stricto sensu, entre mestrado acadêmico, mestrado e doutorado.