SENAI CIMATEC desenvolve projeto Carnaval Digital Bahia em parceria com o Governo do Estado
Foliões vão poder experimentar a festa através de Realidades Virtual e Aumentada, com uso de filtros temáticos nas redes sociais e imersão na folia.
Se você nunca esteve no carnaval de Salvador, mas tem vontade de saber como é a festa, poderá experimentar todas as sensações vividas pelos foliões nas ruas da cidade através da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada.
O projeto Carnaval Digital Bahia, desenvolvido pela Indústria Criativa do SENAI CIMATEC, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, tem como propósito utilizar a tecnologia para incluir o carnaval da Bahia no mundo digital e, com isso, fortalecer a cultura do estado, fomentar o turismo de inclusão digital e social, além de apoiar o desenvolvimento da economia criativa dos municípios do estado.
“Os foliões que já viveram a experiência do carnaval de Salvador vão poder reviver a festa. Já os que nunca participaram da festa vão poder sentir a energia do carnaval da Bahia através da realidade imersiva. Isso favorece o reconhecimento da cidade, a curiosidade, a divulgação dos pontos turísticos e da cultura baiana”, explica Mariana Inah, Gerente da Indústria Criativa do SENAI CIMATEC.
Entre os foliões da maior festa popular do mundo, equipes da Indústria Criativa estarão nos dois principais circuitos do carnaval de Salvador, além das cidades de Maragogipe e Mata de São João, para registrar a folia momesca através de imagens aéreas, fotos 360º, vídeos e depoimentos. O material captado será utilizado na criação das experiências imersivas, que vão ajudar a divulgar o carnaval de Salvador e a cultura baiana.
Filtros para redes sociais
Além de apresentar o carnaval em ambientes digitais de Realidade Virtual e proporcionar a imersão dos foliões na festa em qualquer lugar do mundo, o SENAI CIMATEC desenvolveu filtros para o Instagram, com temas da folia baiana.
São três temas: Ajayô Bahia, inspirado na indumentária do Afoxé Filhos de Gandhy, Linda de Se Ver na Bahia, que simula um turbante do bloco afro Ilê Ayê, e Tribal Bahia, que faz uma aplicação virtual inspirada nas pinturas da Timbalada.
Os filtros estão ancorados no perfil @cimatecfazux, gerido pela Indústria Criativa do SENAI CIMATEC.
Os filtros foram desenvolvidos pela criadora de Realidade Aumentada, Marcela Nascimento, uma das vencedoras do desafio RAP – Realidade Aumentada na Pele – programa de treinamento e premiação da Meta com foco na educação e desenvolvimento da comunidade negra no ecossistema de realidade aumentada (RA) no país.
Meta e SENAI CIMATEC trazem o projeto Meta Spark para Salvador
Durante o treinamento, alunos da instituição vão aprender a criar filtros de realidade aumentada com a ferramenta Spark AR. O projeto, que começa no dia 27 de fevereiro, vai continuar durante todo o ano de 2023, com treinamentos presenciais e online.
Para os alunos que desejem se aprofundar e obter a certificação em Spark AR, o projeto oferecerá vouchers para cobrir os custos do exame de certificação. O treinamento é assinado pela Blueprint, plataforma de cursos gratuitos focados nos produtos da Meta.
O SENAI CIMATEC possui um grupo de pesquisa que investiga Realidade Virtual e Realidade Aumentada há sete anos, coordenado pela Profa. Dra. Ingrid Winkler.