21 de março de 2023

SENAI CIMATEC comemora 21 anos com expansão para o sertão nordestino e ampliação do SENAI CIMATEC Park

Um dos mais avançados laboratórios do mundo para testes em condições do pré-sal está sendo construído no Complexo Industrial do SENAI CIMATEC, em Camaçari  

O Sertão do Nordeste brasileiro é uma das novas rotas traçadas estrategicamente pelo SENAI CIMATEC para expandir a atuação e impulsionar o crescimento da indústria baiana e brasileira, a partir de 2023. A instituição, que completou 21 anos na última segunda-feira (20), está pronta para lançar um novo campus, o SENAI CIMATEC Sertão, que vai contemplar projetos de alta complexidade de inovação tecnológica para desenvolver a região do Semiárido baiano.  

Além de avançar na interiorização, o SENAI CIMATEC vai dar mais um passo na ampliação do SENAI CIMATEC Park, no Polo Industrial de Camaçari, com a inauguração do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), um dos mais avançados do mundo para realização de testes nas áreas de óleo e gás, em condições do pré-sal.   

Rumo ao Sertão 

No SENAI CIMATEC Sertão, a primeira iniciativa será estimular a cultura do sisal, que já está totalmente adaptada à aridez e à seca local, a fim de criar condições técnicas, econômicas, sociais e ambientais, com geração de emprego e renda e sustentabilidade ambiental. A partir do sisal, deve ser produzida a biomassa, que por sua vez deve gerar etanol.  

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, a Bahia vive um momento singular, uma “janela de oportunidades”, com potencial para liderar o processo de transição energética, e para o qual é “preciso maximizar o alinhamento e a cumplicidade” entre seus agentes de transformação.  

O SENAI CIMATEC Sertão tem a ver indiretamente com a transição energética, é um vetor de crescimento importante para a Bahia, pois vamos dar novas perspectiva para áreas ainda não exploradas economicamente”, disse Alban.  

“Acreditamos que essa nova fonte de energia possa provocar uma revolução no sertão e trazer riqueza para comunidades vulneráveis. Esse projeto nos enche de alegria, não só pelo desafio tecnológico, mas pelo impacto social que pode ter para o Nordeste”, declarou Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.  

LDP 

O Laboratório de Desenvolvimento de Produção é um projeto realizado em parceria com Petrobrás, Shell, e ANP com o objetivo de desenvolver e qualificar novas tecnologias, equipamentos e sistemas para exploração, pesquisa e produção de petróleo, atendendo os setores da Indústria de Petróleo e Gás, Química, Aeroespacial e Automotiva.  

Com investimento de cerca de 500 milhões de reais, o LDP será um dos laboratórios mais avançados do mundo, capaz de realizar testes de sistema integrado em um poço de 300 metros de profundidade, para certificação e homologação de equipamentos para o offshore, operando nas condições do pré-sal. As obras do LDP começaram em 2021 e a operação de testes está prevista para começar em 2024. 

O LDP está sendo instalado no SENAI CIMATEC Park, campus inaugurado em 2019 numa área de 4 milhões de metros quadrados, no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, que está na terceira etapa a de ampliação. O projeto prevê em até 30 anos, cerca de mil edificações no local (atualmente são 11 galpões industriais), uma avenida do conhecimento com universidades parceiras, centros de pesquisa, startups e um parque empresarial com empresas que demandem infraestruturas customizadas para testar novos projetos.  

Foto: Alex Soares / SENAI CIMATEC