Pesquisadores do SENAI CIMATEC integram a lista dos mais influentes do mundo
O SENAI CIMATEC se destaca com três de seus pesquisadores na lista dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo a classificação de 2024 elaborada pela Universidade de Stanford e pelo repositório de dados Elsevier. O pró-reitor de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Jailson Bittencourt de Andrade; o professor titular e chefe de pesquisa do Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), Roberto José da Silva Badaró; e a professora titular do ISI-SAS, Milena Botelho Pereira Soares, fazem parte desse renomado ranking.
“Tudo que posso dizer nesse momento é que recebo a notícia com muita emoção e gratidão a todas as pessoas e instituições que me apoiaram durante toda esta caminhada acadêmica e científica”, ressaltou o pesquisador e químico, Jailson Andrade.
A imunologista e especialista em terapias avançadas, Milena Soares, também destacou a conquista. “Este é o resultado de 35 anos de dedicação na carreira científica, onde contribuí com publicações e na formação de novos pesquisadores na área de saúde. A ciência e tecnologia são essenciais para o desenvolvimento do nosso país, e pesquisas de qualidade requerem investimentos e oportunidades, especialmente para jovens cientistas”, disse.
A classificação é dividida em duas categorias: citações ao longo da carreira acadêmica e citações de 2023. Os três pesquisadores foram mencionados na categoria de citações por carreira. O repositório de dados da Elsevier, disponível gratuitamente, oferece informações sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos e um indicador composto (c-score).
Sobre os pesquisadores:
Jailson Bittencourt de Andrade é licenciado e Bacharel em Química (UFBA), Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ) e já realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA).
O Dr. Roberto José da Silva Badaró é médico infectologista, PhD em Imunologia e Doenças Infecciosas. Criou e foi diretor do Centro Estadual de Referência de AIDS na Bahia 2000-2004 e também foi consultor da Organização Mundial da Saúde 1988-2006.
Já Milena Botelho Pereira Soares possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado em genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Também realizou doutorado sanduíche na Harvard University-EUA (1992-1996).