Pesquisador do SENAI CIMATEC é eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências
O biólogo e pesquisador do Instituto de Tecnologias da Saúde do SENAI CIMATEC, Cássio Santana Meira, foi eleito novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Biomédicas, durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em 29 de novembro. A cerimônia de diplomação acontecerá na segunda quinzena de agosto de 2025, em um simpósio científico.
“Essa conquista representa um marco significativo na minha trajetória científica, esse reconhecimento destaca a relevância das pesquisas que realizo. A estrutura e o suporte técnico-científico proporcionados pelo SENAI CIMATEC têm sido fundamentais para o desenvolvimento de projetos inovadores e de alta qualidade. Este ambiente colaborativo e bem equipado é um dos pilares que permitiram que meus esforços fossem reconhecidos pela ABC”, destacou o pesquisador.
Entre membros titulares, foram eleitas 6 mulheres e 11 homens. Assim, o percentual total de mulheres membras titulares da ABC passou de 21,88 para 22,26. Já entre os membros afiliados, terminam seus mandatos 14 mulheres e entram 14 novas. Por isso, o percentual total de membras afiliadas se manteve em 40,67.
A seleção dos novos membros da ABC em suas diversas categorias ocorre por meio de indicação, seguida da escolha pelos membros titulares. O processo eleitoral para os titulares e correspondentes é realizado por meio de uma votação aberta. Já para os afiliados, após a indicação, é formada uma comissão responsável pela escolha dos membros, considerando cada região do país.
Sobre o pesquisador
O pesquisador atua no CIMATEC Saúde em projetos voltados para o desenvolvimento de novos testes diagnósticos e a prospecção de fármacos com potencial antiparasitário, imunomodulador e citotóxico. Cássio Santana é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa do Instituto Gonçalo Moniz.
Sobre a Academia Brasileira de Ciências
A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, composta por mais de 900 membros. Reconhecida como a mais prestigiosa associação científica do país, a ABC foca no desenvolvimento científico, educacional e no bem-estar social. Ela promove a ciência por meio do reconhecimento do mérito científico, da publicação dos Anais da ABC e do estudo de temas relevantes para a sociedade, fornecendo subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.