Estudantes do SENAI CIMATEC se destacam em seletiva nacional para programa de estágio no Fraunhofer, maior instituto de pesquisa aplicada do mundo
Nem o frio congelante do inverno europeu é capaz de esfriar a ansiedade de seis estudantes baianos aprovados para o programa de estágio Braachen 2024, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção, na Alemanha, um dos mais importantes institutos de pesquisa do mundo. O que eles mais querem mesmo é viver essa experiência e, também, mostrar o que têm aprendido no SENAI CIMATEC, um dos principais centros tecnológicos do país.
O programa é uma iniciativa da empresa alemã em parceria com dez instituições de Engenharia do Brasil, dentre elas, o SENAI CIMATEC, que vai enviar a maior delegação da edição 2024, conquistando seis das 22 vagas disponíveis. Os alunos Juliana Carla Silva, Davi Machado, Fernanda Vitória, Maria Antônia Amado, Bernardo Serravalle e Gisele Sá vão representar os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Engenharia Mecânica.
A emoção já toma conta do grupo. “Estou muito animada com esta oportunidade de participar de um projeto de pesquisa de tecnologia de ponta no exterior. Para mim, é um sonho ter essa experiência internacional e, agora, estou muito feliz, principalmente porque vou com um grupo de colegas. Essa é uma oportunidade única que vai fazer diferença na minha vida pessoal e profissional”, conta Juliana Carla Silva.
O coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Sanval Ebert, fala dessa seletiva com muito orgulho. “Aprovar seis alunos de 22 vagas é um resultado brilhante e demonstra o compromisso do SENAI CIMATEC com educação, inovação, tecnologia e desenvolvimento de pessoas”. Os estudantes embarcam neste dezembro para a cidade Aachen, na Alemanha, onde vão poder estudar, estagiar e viver a cultura alemã pelo período de um ano. A partir de 16 de janeiro, eles iniciarão suas atividades acadêmicas e práticas.
Oportunidade
Os estudantes estarão conectados diretamente com uma indústria de alta complexidade no ramo da tecnologia e inovação. “A experiência será algo transformador. Eles terão a oportunidade de trocar conhecimento em uma universidade de fora, ficarão um ano imersos em projetos de pesquisa, trocando conhecimento com alunos de outras instituições de renome internacional. Isso vai trazer bastante ganho para o currículo e para a cultura deles”, disse Prof. Júlio Câmara, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do SENAI CIMATEC.
O coordenador do curso de Controle e Automação, Paulo Andrade, também reforçou a importância do programa e aproveitou para parabenizar os alunos. “Eu gostaria de parabenizá-los pela dedicação, pelo esforço e pelo talento que são necessários para alcançar o objetivo de fazer o intercâmbio, uma oportunidade muito enriquecedora. Então, o aluno pode conhecer outras culturas, outros idiomas, outras pessoas, pode aprender conteúdos técnicos, aprender outras formas de pensar, e quando ele retorna, ele consegue compartilhar isso com outros alunos, se tornando também um multiplicador dessas novas habilidades. Então, isso tudo gera horizontes mais expandidos”.
Instituto Fraunhofer
O Fraunhofer-Gesellschaft, sediado na Alemanha, é uma entidade dedicada à pesquisa aplicada. Em suas operações no Brasil, o instituto concentra-se em realizar pesquisas e estudos científicos em diversas áreas, notadamente em bioeconomia, tecnologias de hidrogênio e energias renováveis. O objetivo principal dessas atividades é contribuir para o avanço de soluções tecnológicas que atendam às necessidades econômicas e de sustentabilidade do país.
Entre as principais áreas de atuação do Fraunhofer no Brasil, destaca-se a bioeconomia, que integra tecnologia e práticas sustentáveis. Além disso, o instituto enfoca o desenvolvimento de tecnologias emergentes no campo do hidrogênio e em projetos voltados para as energias renováveis. Esses esforços são direcionados para o fomento de inovações tecnológicas alinhadas ao crescimento econômico brasileiro.