17 de dezembro de 2024

 Estudante do SENAI CIMATEC é Top 50 na Olimpíada Brasileira de Informática

Tem baiano na lista Top 50 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2024), e é do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Rafael Cezimbra, estudante do 2º semestre de Engenharia da Computação, conquistou honra ao mérito na competição e está entre os 50 estudantes que se destacaram em 2024.

A 26ª edição da OBI foi realizada entre os dias 1º e 7 de dezembro, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas (SP). Na competição, Rafael concorreu na modalidade Programação.

“Esse reconhecimento significa, principalmente, uma conquista. Antes de chegar no CIMATEC, eu não sabia nada de programação, não sabia escrever uma linha de código. Fico muito feliz porque você vê o trabalho de um ou dois semestres já trazer um resultado tão importante para a instituição como um todo”, comemora o estudante.

Realizada anualmente desde 1999, a OBI tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Ciência da Computação, utilizando desafios práticos que estimulam a criatividade, a lógica e a capacidade de resolução de problemas em um contexto competitivo. A modalidade Programação exige dos participantes conhecimentos variados, desde noções básicas até estruturas de dados, algoritmos e técnicas avançadas.

Incentivado pelo coordenador do curso, professor Sanval Ebert, para se preparar para a competição, Rafael contou com o apoio do Clube de Programação, onde participou de projetos como Algoritmos e Projeto OBI, assistiu a videoaulas, realizou simulados da organização, além de contar com o apoio de colegas que se dispuseram a ensiná-lo a linguagem C++, fundamental para a programação competitiva.

“Agradeço a toda a comunidade do Clube, mas principalmente à minha namoradoa Yasmin Queiroz, que independentemente se ela estava na mesma fase ou não, sempre me apoiou. Sem esquecer de todos do Clube que deram as aulas”, lembrou o estudante. Como essa competição vai até o primeiro ano de faculdade, Rafael não terá como competir de novo, mas já tem planos para os futuros colegas que queiram competir.

“Depois que eu consegui junto com a comunidade a honra ao mérito, já era o nosso objetivo dar um passo a mais, e a forma de conseguir uma medalha é trazer os alunos do primeiro semestre para o nosso nível. Por isso, eu, Yasmin e Victor estamos dando continuidade ao projeto OBI, o projeto que ensinou a gente a programar e a gente vai passarele para o próximo semestre, para os próximos alunos. Vamos estamos tentando melhorar esse projeto para a gente conseguir reultados melhores”, destacou, Cezimbra.