Docentes da UFBA e UFRB participam de workshop para alinhar cooperação de projetos de pesquisa com o SENAI CIMATEC Park
Com o objetivo de estreitar a parceria e dar o pontapé inicial nos projetos de pesquisa do Science Park, docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari, e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), campus de Feira de Santana e Cruz das Almas, participaram de um workshop promovido pelo SENAI CIMATEC, realizado na quarta-feira (15), no complexo industrial do CIMATEC Park, em Camaçari.
O Science Park é um dos pilares do SENAI CIMATEC Park e se configura como um modelo internacional que permite a integração entre universidades, empresas, agências de fomento e agentes públicos com foco na execução de projetos científicos, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que apoiem a indústria com soluções tecnológicas.
“A ideia dessa parceria com a UFBA e com a UFRB é que a gente possa desenvolver projetos de colaboração acadêmica e científica para o fortalecimento do ecossistema da Bahia, incluindo as ações estruturantes do projeto do Science Park”, destacou a superintendente de Educação e Ciência do SENAI CIMATEC e vice-reitora do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Josiane Dantas.
Neste primeiro momento, a aproximação é com os docentes, mas o projeto pretende se estender para os alunos das instituições parceiras. “Depois, do ponto de vista operacional, vamos ver como a gente pode incluir estudantes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), bem como outros pesquisadores interessados”, concluiu a superintendente.
As linhas de pesquisas serão voltadas para áreas de tecnologia assistiva, modelagem, microeletrônica, energias, biocombustíveis, biomassa, transição energética, biotecnologia e processos fermentativos, automação industrial e controle inteligente, entre outros.
A gestora de Pesquisa e Extensão da UFBA de Camaçari, Joyce Azevedo, comentou a sua expectativa com a parceria. “Nós acreditamos, principalmente, no potencial para alavancar as ações de pesquisa e extensão da cidade de Camaçari, reunindo a capacidade intelectual dos professores para o desenvolvimento de projetos vinculados à empresa e à necessidade da sociedade em geral”, disse.
Vinícius Santos da Silva, professor e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), da UFRB, campus de Cruz das Almas, finalizou a reunião com a perspectiva de novas oportunidades. “Acredito que tem tudo para dar certo, acho que é um momento ímpar para as instituições, porque consegue agregar valores que nós, dentro da universidade, temos dificuldade de conseguir. O CIMATEC tem muito mais facilidade com o contato com as indústrias, e isso vem numa viagem de desenvolvimento para o estado que vai ser fantástico. A gente acredita que isso tudo vai gerar muitos frutos para todos”.
O Science Park também é visto de forma positiva pelo professor da UFRB, Jackson Machado. “A partir do momento que tivermos projetos conectados com as instituições, a gente vai conseguir ter um fluxo de estudantes, seja por meio de pesquisa básica, pesquisa aplicada, de estágios. Então, assim, a gente espera conseguir despertar o interesse dos nossos jovens estudantes para que eles possam estar mais perto desse mundo da indústria, do mercado, da ciência e tecnologia”.
Além da reunião, os professores também visitaram o Bureau SENAI CIMATEC de Manufatura Aditiva e outros laboratórios que compõem o complexo do CIMATEC Park para conhecer sobre como as tecnologias utilizadas nesse processo poderão integrar os seus projetos de pesquisa.