Desenvolvimento em Sistemas Embarcados (NOVO)

Campus:
EAD
Duração:
9 meses
Investimento 2024:
R$ 300,00
Campus:
EAD
Duração:
9 meses
Investimento 2024:
R$ 300,00

O curso

A formação em Sistemas Embarcados tem como objetivo capacitar os alunos a atuar em todo o ciclo de desenvolvimento de software embarcados em veículos, utilizando os sistemas operacionais Linux e Android.
O desenvolvimento de sistemas embarcados refere-se à criação de programas que são integrados diretamente em dispositivos de hardware. Eles são projetados para realizar funções específicas dentro de sistemas maiores, como eletrodomésticos, automóveis, dispositivos médicos, telecomunicações, entre outros.

A ementa do curso abrange detalhes das camadas do sistema Android Open Source Project (AOSP): Android Basics (AOSP); Application Layer ; Application Framework Layer; Framework Layer e Hardware Layer.

O curso será 75% assíncrono e 25% síncrono, conforme cronograma do curso. Ao longo da formação, o aluno irá construír um projeto de aplicação prática.

Ao final, após cumprido os requisitos do curso, receberá a certificação de curso de Extensão do SENAI CIMATEC, mas será incentivado, ao decorrer dos módulos, a obter certificados (selos ou badges) Google e Cisco.

 Poderá participar da seleção os interessados que atendam os seguintes requisitos:

  • Experiência prévia em programação em alguma das três linguagens: C++, Java ou Kotlin;
  • Nível de experiência como desenvolvedor (Júnior, Pleno ou Sênior);
  • Compreensão sobre os princípios de design e diretrizes de interface do Android;
  • Ser capaz de desenvolver uma aplicação simples usando Kotlin, Java ou C++;
  • Familiaridade com sistema operacional Linux;
  • Compreensão abrangente sobre ferramentas de controle de versão de código, como Git;
  • Conhecimento em desenvolvimento ágil (Ex: Scrum, Kanban);
  • Os candidatos devem, preferencialmente, ser graduados(as) ou concluintes nas áreas Engenharia Mecatrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Software; Engenharia Elétrica; Informática; Ciência de Dados e Inteligência Artificial ou áreas afins.

 

Para mais informações acesse aqui o edital:

https://seja.senaicimatec.com.br/wp-content/uploads/2024/08/205208_361_EditaSENAICIMATECPROCESSOSELETIVOCURSOFORMADEPROFISSIONAISEMDESENVOLVIMENTODESOFTWARESEMBARCADOsAssinado-1.pdf

Próximas Turmas

qui, 26 de setembro de 2024

Carga horária: 240h

Início das aulas: 26 de setembro de 2024

Terça-feira: 18h30

Programa do Curso

  • Fundamentos do Android 40h
  • Programação Orientada a Objetos para Android 40h
  • Interface e Gerenciamento de Serviços no Android 40h
  • Serviços Avançados e Integração Nativa no Android 40h
  • Desenvolvimento e Integração de HAL no Android 40h
  • Programação de Sistemas Embarcados com Linux 40h
Coordenadores
Coordenadores

Coordenadora Acadêmica

Patrícia Tourinho

Graduada em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (1995). Realizou na Faculdade Rui Barbosa (2001/2002) curso de especialização em Sistemas Distribuídos e Web. Título de especialista pela Faculdade Rui Barbosa (2009/2011) em Qualidade e Governança de TI. Certificada PMP desde 2008. Atua no mercado de trabalho como analista de sistemas desde 1994 e em gerenciamento de projetos desde 2007. Já lecionou em escola de 2º grau (química), nível superior (ciência da computação), pós-graduação (Gerenciamento de projetos) e em cursos de instrutoria no Estado da Bahia e em Escola Corporativa do DayHORC.

Coordenador Técnico

Sanval Ebert de Freitas Santos

Sanval Ebert de Freitas Santos, cientista e pesquisador na área de Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial. Atualmente exerce a função de coordenador, docente e pesquisador nos cursos de Engenharia de Computação e Ciência de Dados & Inteligência Artificial no SENAI CIMATEC. Especialista em Redes, Cloud e Segurança da Informação, além de desenvolvedor Full Stack Python. Mestre em Gestão, Tecnologia e Educação, doutorando em Difusão do Conhecimento na área de Modelagem Computacional.

Processo seletivo 2024

Inscreva-se agora