Centro Universitário SENAI CIMATEC oferece 50 bolsas integrais para cursos de graduação em 2024.
A Seleção Social do Centro Universitário SENAI CIMATEC está com as inscrições abertas até o dia 10 de novembro para estudantes egressos do Ensino Médio das Redes Públicas de Ensino Estadual, Municipal e Federal, do Ensino Médio do SESI-BA, da rede privada de ensino na condição de bolsista integral, ou ainda da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do SENAI do programa articulado (EBEP). Ao todo serão ofertadas 50 bolsas de graduação que custearão 100% do valor do curso na instituição.
O processo seletivo é composto por três etapas: análise de documentos; vestibular social; e visita social, conforme Edital divulgado pelo SENAI CIMATEC. Para ser elegível para a bolsa de estudos integral, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios:
- Comprovar renda domiciliar por pessoa de até 1,5 (um e meio) salário mínimo;
- Declarar que não é beneficiário de qualquer outro Programa de Bolsas de Estudo/Crédito Educativo (PROUNI ou programas próprios de outras Instituições de Ensino Superior) e que não é aluno de instituição pública de ensino superior;
- Não ser funcionário do Sistema FIEB;
- Não ter concluído curso de graduação;
- Não ter sido bolsista do Programa de Bolsas de Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC.
A prova está marcada para o dia 19 de novembro de 2023, e o resultado final da seleção previsto para ser divulgado em 22 de janeiro de 2024. A oferta de bolsa integral é válida para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica. São cinco vagas por curso, que tem duração de cinco anos.
Ter acesso à bolsa integral do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário SENAI CIMATEC foi transformador para a estudante Adriele Nunes. Ela cursou o ensino fundamental e médio na Escola SESI e, quando estava concluindo, foi aprovada como bolsista. “O único familiar mais próximo que tinha estudos era o meu tio e ele trabalhava na área de eletrotécnica. Eu achava que era fenomenal o que ele fazia e, desde sempre, eu queria ir para aquela área”.
Adriele abraçou a oportunidade e vem construindo uma carreira de muitas conquistas, como o intercâmbio Brafitec, realizado na França. “Eu nunca tinha viajado pra fora do país. Mas quando eu soube desse intercâmbio, pensei que seria a minha única chance de ir. A bolsa é o ponto principal da mudança da minha vida”. Atualmente, Adriele é contratada como estagiária de uma multinacional. “Ser bolsista no SENAI CIMATEC me incentivou a lutar e me dedicar. Vou dar o meu melhor aqui para aproveitar essa oportunidade o máximo possível”.
Clique aqui para se inscrever na Seleção Social.