Centro Universitário SENAI CIMATEC lança pós-graduação em Economia Circular
Atento às transformações necessárias nos novos modelos de produção, o Centro Universitário SENAI CIMATEC lançou, na segunda-feira, 2, a Pós-graduação MBI em Economia Circular. O novo curso é voltado para profissionais de diferentes áreas dos setores público e privado, com o objetivo de capacitá-los a implementar inovação e práticas circulares em suas organizações. O evento, realizado no auditório da instituição, contou com a presença de especialistas da área para discutir as principais tendências e inovações do setor.
“A transição para uma economia verde no Brasil pode gerar 7,1 milhões de empregos até 2030, tornando o tema ainda mais relevante para profissionais da área. Além disso, o lançamento deste curso reflete a missão do SENAI CIMATEC de oferecer soluções de excelência em ensino, impulsionando o desenvolvimento sustentável e tecnológico do setor produtivo em consonância com a nova política industrial brasileira”, destaca o coordenador técnico do curso, Luiggi Pessôa.
Na programação do evento, além da apresentação do curso, os especialistas apresentaram os painéis temáticos: “Estratégias da Indústria e do Poder Público na Economia Circular – Transição da Economia Linear para a Circular”, e “Novos Modelos de Negócios Sustentáveis”. O evento também contou com a divulgação do livro “Economia Circular – Debate Global, Aprendizado Brasileiro”, da autora Beatriz Luz, que trará uma reflexão importante sobre as práticas de economia circular no Brasil.
Além do coordenador técnico do curso, estiveram presentes a vice-reitora do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Dra. Josiane Dantas; o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Luiz da Costa Neto; o superintendente de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo; e o vereador de salvador e Engenheiro Ambiental, André Fraga.
Também marcaram presença a pró-reitora de gestão e planejamento, Verena Alcântara; o pró-reitor de pós-graduação, prof. Jailson Andrade; a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade do SENAI CIMATEC, Arilma Tavares; a fundadora da Exchange 4 Change Brasil e do Hub de Economia Circular Brasil; Beatriz Luz; o coordenador de meio ambiente da TRONOX, Gabriel Medina; o CEO das startups Ecoloy Salvar e Dumar, José Loyola; e a coordenadora acadêmica, Fernanda Sousa.
Reunião com o Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC)
Na tarde da segunda-feira, 2, foi realizada uma reunião com o Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC) para a construção de um acordo de cooperação técnica entre as instituições, com o objetivo de enfrentar os principais desafios da Economia Circular no Brasil. Durante a conversa, foram discutidas as possibilidades de atuação conjunta em duas frentes essenciais: a formação de novos profissionais por meio do MBI do CIMATEC e o desenvolvimento de pesquisas e inovações para impulsionar o setor. Essa parceria busca consolidar e expandir práticas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento econômico de forma responsável e ambientalmente consciente.
O curso
A especialização em Economia Circular do SENAI CIMATEC possui carga horária de 360h, em que o estudante poderá acompanhar o curso no formato presencial ou online (ao vivo). O curso, que tem como diferencial preparar os participantes para transitar para uma economia circular, é destinado a gestores e executivos, engenheiros, consultores, designers, advogados, biólogos, analistas e desenvolvedores de políticas públicas.
Para mais informações, acesse https://seja.senaicimatec.com.br/curso/mbi-em-economia-circular-novo/