Bolsistas do SENAI CIMATEC apresentam trabalhos de pesquisa em seminário e workshop voltados para pesquisadores da instituição
Bolsistas do SENAI CIMATEC se reuniram nos dias 16 e 17 de maio, no centro de eventos da instituição, para o IX Seminário de Avaliação de Pesquisa Científica e Tecnológica (SAPCT) e o VIII Workshop de Integração e Capacitação em Processamento de Alto Desempenho (ICPAD). Os eventos têm por objetivo avaliar a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos bolsistas FAPESB, CNPq, CAPES, SENAI e voluntários do Centro Universitário.
A conferência de abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Gustavo Wiederhecker, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que ministrou a palestra “Harnessing optical non-linearities with integrated photonic structures”. Ao longo do primeiro dia, os bolsistas também puderam participar de minicursos/hands-on, que abordaram temas como introdução às tecnologias quânticas e preparo para oportunidades profissionais.
“Esse é um evento muito importante para que a gente possa prestar contas às agências de fomento, em relação à qualidade das pesquisas que os bolsistas que estão sendo fomentados por elas, estão desenvolvendo aqui na nossa instituição. Então é um espaço de conexão com professores, pesquisadores, com os nossos bolsistas, também é um momento de troca com networking”, destacou a coordenadora geral do nono SAPCT, Lilian Guarieiro.
No segundo dia de atividades, foi a vez da gerente do Núcleo de Propriedades Intelectuais (NPI), do SENAI CIMATEC, Débora Leite, compartilhar os seus conhecimentos com a palestra “Noções de Propriedade Intelectual”. Durante o dia, também ocorreram diversos painéis, minicursos e apresentações dos alunos.
O bolsista Johene Matheus Amorim, do Centro de Competências Embrapii Cimatec em Tecnologias Quânticas (QuIIN – Quantum Industrial Innovation) comentou a importância dos eventos. “Acho muito válido e significativo a existência de eventos como o SAPCT que servem como uma plataforma que promove networking e trocas interdisciplinares entre pesquisadores de diversas áreas com foco PD&I”.
Submissão de trabalhos
Nesta edição, foram submetidos 332 trabalhos, nas categorias Bolsistas de PD&I e Centro de Competências; Bolsistas graduação, Voluntários, Iniciação Científica e Tecnológica; Bolsistas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado; e Sessão de Pôster.
No final dos eventos, os dez bolsistas destaques foram premiados com o certificado de melhor trabalho de cada sessão, além de ganharem um kindle.
Luan Sousa, que atua na área de Eletrônica Embarcada, foi um dos bolsistas premiados na categoria Sessão Pôster, na área de confidencialidade. “Eu acredito que qualquer evento que fomente a pesquisa, a extensão, ele tem importância no nosso país que, de certa forma, carece de investimento nessa área, e o CIMATEC é uma instituição que tem investido nisso”, ressaltou o estudante.