Estudantes do Programa Garotas 4.0 do SENAI CIMATEC conquistam premiação histórica na Feira Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (FENIC)
As estudantes Ana Beatriz Cerqueira e Mayara Santana dos Santos, que integram o programa Garotas 4.0, iniciativa do Núcleo de Extensão Comunitária do SENAI CIMATEC, brilharam na 13ª edição da Feira Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (FENIC), realizada em Salvador. A dupla foi premiada em quatro categorias, incluindo a credencial para a Feira Internacional de Ciências no Paraguai.
Sob orientação da professora da Universidade SENAI CIMATEC, Marinilda Lima, que ganhou o prêmio de Professora Destaque; e co-orientação do aluno extensionista João Vitor Gomes, estudante do curso de Engenharia de Produção da instituição, as jovens conquistaram o prêmio Excelência em Pesquisa, o segundo lugar na Premiação Geral, além da credencial para participarem da Feira no Paraguai.
O evento reuniu 120 finalistas de 385 projetos inscritos, vindos de nove estados e mais de 90 cidades brasileiras. “Essa conquista reafirma a importância do programa Garotas 4.0 como instrumento de transformação social. Inspiramos meninas de escolas públicas e comunidades a perceberem seu potencial para fazer ciência, tecnologia e ingressar nas áreas de STEM (Ciência Tecnologia, Engenharia e Matemática), principalmente na Engenharia. Este prêmio não é só uma vitória acadêmica, mas um marco para a inclusão e cidadania,” destacou a professora Marinilda.
Com atuação no Bairro da Paz, o programa 4.0, o programa Garotas 4.0 busca ampliar a participação feminina em áreas de ciência e tecnologia, contribuindo para um futuro mais inclusivo. Tanto Ana Beatriz quanto Mayara, frisaram o orgulho do bairro conde moram e da escola em que estudam. “Mais uma vez nós representamos o nosso bairro, representamos a escola pública, o Colégio Municipal Mestre Paulo dos Anjos. Fomos premiadas com notebooks, e graças a essa feira nós vamos para o Paraguai. Escola pública também pode!”, vibraram as estudantes.