11 de dezembro de 2024

SENAI CIMATEC lança especialização em Computação Quântica; inscrições estão abertas

O Centro Universitário SENAI CIMATEC promoveu uma live para o lançamento do curso de Especialização em Computação Quântica, uma pós-graduação realizada em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII CIMATEC em Tecnologias Quânticas (QuIIN), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante o evento, foram destacados os principais aspectos do curso.

O coordenador técnico da especialização, Anderson Buarque, destacou a importância da nova pós-graduação para o SENAI CIMATEC. “A instituição reforça seu papel como um dos centros de excelência em tecnologia e inovação no Brasil e na América Latina. A iniciativa coloca o CIMATEC na vanguarda das tecnologias disruptivas, preparando profissionais para uma das áreas mais promissoras da ciência e engenharia”, afirmou.

O especialista também destacou as vantagens de se formar nessa área, como a alta demanda e as excelentes oportunidades de carreira. “É uma profissão multidisciplinar que integra física, química, ciências da computação e engenharia, colocando os profissionais na vanguarda tecnológica.”

Além de Anderson Buarque, o evento teve a participação da coordenadora acadêmica, Patrícia Tourinho, da gerente executiva de computação do SENAI CIMATEC, Liou Chin; do coordenador adjunto do QuIIN, Alexandre Tacla; e do pesquisador do QuIIN e do Centro de Computação Quântica da América Latina (LAQCC), Otto Pires.


Inscrições abertas para a especialização em Computação Quântica

A especialização é destinada a profissionais e acadêmicos com formação superior em áreas como Física, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Física, Engenharia de Software, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química, e também em áreas de Tecnologia no nível bacharelado. Com carga horária de 360 horas, o curso é oferecido na modalidade EAD.

Estão sendo ofertadas 50 vagas e as inscrições estão abertas até 21 de fevereiro, no site. O objetivo da especialização é capacitar profissionais e pesquisadores para enfrentar os desafios dessa área inovadora e disruptiva, com ênfase em atividades práticas, como programação e desenvolvimento de algoritmos quânticos.

Mais informações podem ser encontradas no edital.


Inscrições abertas para especialização em Comunicação Quântica
– Também estão abertas, até o dia 21 de fevereiro, as inscrições da nova turma para a especialização em Comunicação Quântica, curso inédito no Brasil. Com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, o programa aborda áreas avançadas como criptografia, redes de comunicação e internet quântica. Voltado para graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Física, Matemática e áreas correlatas, o curso oferece uma formação especializada, preparando os profissionais para contribuir com inovações no campo da comunicação quântica.

Mais informações podem ser encontradas no site.