Centro Universitário SENAI CIMATEC alcança marco histórico com a centésima defesa de doutorado
Nesta sexta-feira, 6, os Programas de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC (PPGs) alcançaram um marco histórico: a centésima defesa de doutorado. A apresentação foi aberta ao público e teve como protagonista o doutorando Alex Príncipe, que obteve seu título de doutor em Gestão e Tecnologia Industrial com a defesa da tese intitulada “Dinâmica da gestão em saúde em contextos complexos: um framework adaptativo para decisão em emergências de saúde pública”.
“Defender a tese nesta data é muito significativo. Também é um momento para fazer uma retrospectiva dos últimos quatro anos, um período difícil marcado pela pandemia. Como meu tema está voltado para a saúde, toda minha dedicação foi direcionada para propor soluções que possam contribuir no enfrentamento de emergências como a que vivenciamos”, destacou o Dr. Alex.
A pesquisa de doutorado foi orientada pelos professores Dr. Cristiano Vasconcellos Ferreira e Dra. Ingrid Winkler, ambos do SENAI CIMATEC. A banca examinadora foi composta também pelos professores Dr. Bruna Aparecida Souza Machado e Dr. Aloísio Santos Nascimento Filho (membros internos do CIMATEC), além dos professores Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha (Fiocruz) e Dra. Christiane Wenck Nogueira Fernandes (UFSC), que atuaram como membros externos.
“A orientação do Alex foi tranquila e ao mesmo intensa. A tranquilidade é porque o discente é muito disciplinado, focado e determinado. Neste cenário, o orientador assume um papel de poder contribuir com o desenvolvimento do conhecimento envolvido no trabalho, junto ao discente. Em suma, foi uma alegria e satisfação participar desta jornada”, ressaltou o orientador Dr. Cristiano Ferreira.
A orientadora Ingrid Winkler também comentou sobre o momento. “Estamos orgulhosos pelo trabalho excepcional desenvolvido pelo doutor Alex Príncipe, em todos os sentidos. Alex realizou uma pesquisa robusta, que gerou muito conhecimento científico, mas que, sobretudo, entrega uma grande contribuição à sociedade, ao melhorar a resposta a emergências de saúde pública e beneficiar políticas de saúde mais responsivas, melhor uso de recursos, e diminuição de perdas humanas e materiais”, disse.
Sobre o curso
O curso de doutorado do SENAI CIMATEC em Gestão e Tecnologia Industrial foi concebido para que os alunos tenham uma visão sistêmica das três linhas de pesquisa que foram a base do programa. O curso é reconhecido com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Confira mais informações em: https://seja.senaicimatec.com.br/curso/doutorado-ppg-getec/