17 de outubro de 2024

Aula Magna marca início do curso de pós-graduação em Engenharia Aeronáutica

Foi realizada na última quarta-feira, 16, a Aula Magna da Especialização em Engenharia Aeronáutica do Centro Universitário SENAI CIMATEC. O momento, que marca o início das aulas do curso, contou com a presença de autoridades como o governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Federação da Indústria da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e representantes de sindicatos.

Executivos do ramo aeronáutico também participaram do evento de forma virtual, como o gerente de novos negócios da Helisul, Marcelo Madruga; o coordenador de projetos da Digex, o brigadeiro Luiz Iozzi; e o vice-presidente de operações da AKAER, Fernando Ferraz. Na ocasião, os executivos falaram um pouco sobre as respectivas empresas e sobre tendências de mercado no segmento aeronáutico.

O reitor do Centro Universitário, prof. Dr. Leone Andrade; a vice-reitora, a Profa. Dra. Josiane Dantas; o relações corporativas e governamentais do SENAI CIMATEC, Walter Pinheiro; o superintendente executivo de novos negócios, André Oliveira; além de professores e estudantes universitários e da pós-graduação também marcaram presença no evento.

Na ocasião, a pró-reitora de panejamento e gestão e coordenadora-geral de pós-graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Verena Alcantara, juntamente com Guilherme Begnini, doutor em aeronáutica e um dos participantes do comitê técnico do curso, apresentaram toda a estrutura da especialização, que se destaca pela metodologia em que “o aluno mesmo sendo de pós-graduação, terá experiências práticas alinhadas com as demandas da indústria aeronáutica”, reforçou Alcantara.

Uma área de oportunidade

O curso de especialização foi criado para atender aos desafios contemporâneos da indústria aeronáutica, sobretudo, para servir de suporte na implementação do Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia e do Centro de Competência do SENAI CIMATEC Aeroespacial. O curso amplia, inclusive, as oportunidades para os profissionais que desejam mudar de carreira dentro da engenharia, como pensa em fazer o engenheiro eletricista Paulo Rodrigues. “Atuo na minha área há 20 anos, mas decidi fazer o curso porque vislumbrei uma área que era pouco explorada no Brasil e por ser uma oportunidade de crescimento profissional”, disse o estudante.

Para o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, essa é uma “etapa muito importante para o nosso sistema industrial. Sabemos como a indústria busca espaço. Para isso, precisa competir no mercado global e as chaves para essa competição tem muito a ver com o que queremos desenvolver a partir desse parque tecnológico. E é isso que o Cimatec se propõe, formando esses profissionais e por meio de pesquisa desenvolvimento e inovação”.

O governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado dos secretários André Juazeiro, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação; Rowenna Brito, da Secretária de Educação; e Angelo Almeida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância desse curso. “Hoje estou aqui presente na aula inaugural e isso é muito gratificante para mim. Espero voltar para diplomar esses mesmos estudantes que aqui estão, e espero que vocês não abram mão desta oportunidade porque vai faltar mão-de-obra”, enfatizou o governador.

O evento também contou com a palestra dos professores Cristiano Vasconcellos, pós-doutor em Engenharia de Produção, que ministrou sobre “Desenvolvimento Integrado de Produto na Formação de Engenheiros Aeronáuticos”; e de Guilherme Begnini, que abordou “Fenômenos Aeroelásticos em Aeronaves”. A previsão de conclusão desta primeira turma de Engenharia Aeronáutica é para janeiro de 2026, quando o mercado neste segmento deverá estar mais aquecido na Bahia.