15 de agosto de 2024

Especialistas debatem desafios e oportunidades no setor aeronáutico durante evento no SENAI CIMATEC

Na última quarta-feira, 14, o Centro Universitário SENAI CIMATEC realizou o lançamento do seu novo curso de Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica. O evento, que contou com a participação de renomados profissionais da engenharia, especialistas do setor e executivos da indústria aeronáutica, marca um passo significativo para o fortalecimento da Bahia como polo tecnológico e industrial no segmento aeroespacial.

“O que a gente quer é construir uma nova cadeia de negócios aeroespacial sediado aqui na Bahia, mas com influência em todo o país”, disse o Superintendente de Planejamento e Novos Negócios do SENAI CIMATEC, André Oliveira, que destacou a formação de novos talentos como um dos principais desafios do setor. “Essa é a base de tudo, e é o que vai permitir que a gente faça pesquisa, inovação, que a gente desenvolva serviços tecnológicos e que as empresas que almejam estar conosco estejam com as pessoas preparadas para isso”.

Na visão de Jorge Bittencourt, Chefe de Estratégia de Engenharia da Embraer, a indústria da aeronáutica é uma indústria com intensivo capital intelectual. “Não se faz um avião sem qualificação da mão de obra. E vejo que vocês estão trilhando o caminho correto que é investir na educação, porque são esses profissionais que depois vão formar o tão sonhado polo aeronáutico aqui na Bahia”.

Além de André Oliveira e Jorge Bittencourt, marcaram presença o professor adjunto da UFBA, Guilherme Begnini; o diretor executivo da AKAER, Fernando Ferraz; o diretor de controladoria, compras e precificação, Luca Parizotto e o responsável técnico da HBR Aviação; o diretor de operações da Digex, Sang Ki Pak; além do comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Vinicius Guimarães; entre outros.

Estratégia

A nova pós-graduação surge como uma resposta estratégica às demandas do crescente setor aeronáutico no Brasil e tem como principal objetivo apoiar a implementação do Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia e do Centro de Competência do SENAI CIMATEC Aeroespacial. Durante o evento, foram discutidos os impactos positivos que o curso trará para a formação de mão de obra qualificada e para o desenvolvimento tecnológico da região.

Para o engenheiro elétrico, Sérgio Henrique Barbosa Silva, “o curso chega como uma nova oportunidade para a gente que já é profissional da área, principalmente para quem quer fazer uma transição de carreira dentro da própria engenharia. O evento aqui mostrou que existe mercado e que precisamos nos preparar para isso”, disse, Sérgio.

Inscrição para curso

As inscrições para o curso estão abertas até 14/09, e podem ser feitas pelo link https://seja.senaicimatec.com.br/curso/especializacao-em-engenharia-aeronautica-novo/, onde também estão disponíveis outras informações sobre a especialização. A primeira turma está prevista para começar em outubro, com aulas presenciais e com transmissão oline.