29 de julho de 2024

Estudantes do SENAI CIMATEC são selecionados para intercâmbio na França

As terras francesas serão a próxima parada para o futuro acadêmico e profissional de cinco estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação do Centro Universitário SENAI CIMATEC. É por lá, que Daniel Lima, Henrique Barretto, Maria Eduarda Benfica, Francielle Cardoso, e Ana Luiza Cantharino irão passar a temporada de um ano ampliando os seus conhecimentos por meio de uma graduação-sanduíche, e adicionar em seus currículos a experiência de um intercâmbio. Os graduandos foram selecionados na edição 2024-2025 do Capes/Brafitec (Brasil France Ingénieur Technologie).

O programa é uma cooperação entre os governos brasileiro e francês, desenvolvido no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na França pela Conferência de Diretores de Escolas de Engenharia Francesas (CDEFI), que oferta bolsas de estudo para estudantes das diferentes áreas de Engenharia estudarem nas universidades francesas parceiras.

O entusiasmo já toma conta do grupo. Daniel Lima, vai fazer também a sua primeira viagem internacional. O jovem irá estudar o curso Informatique Données Usages, na Université Savoie Mont Blanc, na cidade de Annecy. “Eu sempre quis estudar fora do país, e essa oportunidade era justamente o que eu buscava porque posso continuar minha graduação fora, estagiar, ter experiência profissional, um pouco de toda essa vivência. Será minha primeira viagem fora do Brasil, então para mim é um sonho”, destacou o estudante.

O SENAI CIMATEC já é veterano no projeto. “Já enviamos 31 estudantes, entre 2015 e 2023, para estudarem engenharia na França como bolsistas de graduação-sanduíche. Neste ano, cinco estudantes foram aprovados e iniciarão seus estudos no mês de setembro”, pontuou o líder de internacionalização para graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC e coordenador dos processos seletivos Brafitec, Guilherme Souza.

Maria Eduarda Benfica acredita que o intercâmbio será uma experiência proveitosa para carreira. “Eu acho que vai ser uma experiência incrível para minha carreira profissional e para minha vida pessoal também. Tenho muita expectativa de aprender muita coisa e trazer bastante conhecimento aqui de volta para a universidade. O curso que eu vou fazer é de informática, automação, robótica e redes, na Université de Lorraine, localizada na cidade de Nancy. É um curso bem geral e que me interessa bastante”, comentou a intercambista.

Sobre o intercâmbio 

O Capes/Brafitec tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares dos estudantes. O programa destina-se exclusivamente à modalidade graduação-sanduíche, atuando por meio da concessão de bolsas para graduandos em todas as especialidades de Engenharia.