CONECTA CIMATEC 2024: estudantes se engajam em oportunidades voltadas para o mercado de trabalho
Com o objetivo de aproximar os alunos e egressos com o mercado de trabalho, o Centro Universitário SENAI CIMATEC promoveu, na terça-feira, 14, mais uma edição do CONECTA CIMATEC. O evento, que reuniu diversos profissionais e empresas parceiras, teve uma série de atividades como palestras com enfoque na empregabilidade, oficinas práticas e rodas de conversas.
Com o auditório cheio, o psicólogo Alessandro Marimpietri, ministrou a palestra de abertura “Quem tem um Sonho não Dança”, abordando sobre como encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. “É importante entender essa realidade e construir um projeto de vida, que consiga aliar qualidade de vida e qualidade no trabalho”, pontuou Marimpietri.
O psicólogo também comentou sobre a iniciativa do Centro Universitário SENAI CIMATEC em viabilizar essa oportunidade aos alunos. “Esse é um evento de grande importância porque pretende conectar os estudantes com a realidade do mundo do trabalho e tenho a honra e alegria de poder colaborar com essa contribuição”, concluiu o especialista.
Oportunidade
Ao longo do evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as empresas parceiras e se inscrever em seus programas de estágios e empregos, como a Braskem, Ambev, MRV&CO, Solar Coca-Cola, ACBEU, Brazmax, IEL, EF Idiomas e PetroReconcavo. O público também pôde participar de palestras e oficinas que abordaram temas como perspectivas de mercado, inteligência artificial, construção de portfólios e currículos e competências buscadas no mercado.
Davi Doria, estudante do primeiro semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação do Centro Universitário, destacou a sua experiência no evento. “Estou hoje no SENAI CIMATEC à procura de estágio e para aprender mais. Essa é uma oportunidade de participar das palestras para saber sobre o mercado de trabalho, como montar currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego”.
A também estudante, Maria Clara Brito, que cursa o primeiro semestre de Arquitetura e Urbanismo, encontrou na feira uma chance de se aproximar da profissão. “Eu acho interessante o Centro Universitário proporcionar eventos assim para os estudantes. Eu vim para o CONECTA CIMATEC para conhecer mais sobre a minha futura profissão, assistir as palestras e buscar oportunidades de estágio nos stands”.