SENAI CIMATEC debate nova pós-graduação em Arquitetura e Design de Ambientes com Comitê Técnico Setorial
Atento às demandas do mercado, o Centro Universitário SENAI CIMATEC prepara um novo curso de pós-graduação: o MTI em Arquitetura e Design de Ambientes, com foco na inovação e tecnologia. Para discutir a matriz curricular e as experiências de aprendizagem do curso, o Comitê Técnico da instituição, reuniu, na manhã da última sexta-feira (10), profissionais do mercado de arquitetura, engenharia civil e áreas correlatas, no auditório da instituição.
O MTI (Master in Technology and Innovation) em Arquitetura e Design de Ambientes é uma pós-graduação Lato Sensu, voltada para graduados em Arquitetura, Engenharia Civil e cursos correlacionados.
Participaram da reunião representantes do mercado como o conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Yan Graco; o arquiteto Jorginho Fair; Ana Fernandes, do escritório GAM Arquitetos; Mila Caramelo, do escritório MC8 Interiores; a Designer de Interiores, Cátia Bacellar; a Designer de Interiores, Nagila Andrade; o Engenheiro da Fronti Engenharia, Hugo Martins; Débora Barreto, da Audium; e Dayane Pereira, psicóloga clínica e especialista em família.
Compondo a mesa de especialistas, a CEO da Audium, Débora Barretto, falou sobre a importância do lançamento do curso para o mercado. “Hoje a graduação dá a noção muito básica do mercado de trabalho. Então, a pós-graduação é essencial para se diferenciar. Esse curso em específico tem uma abrangência muito grande. E, em Salvador, existe a carência de cursos com essa temática. Por isso, acredito que vai ter uma recepção muito grande dos profissionais da área”, comentou a arquiteta e urbanista.
O Comitê Técnico Setorial é formado pelo coordenador acadêmico da especialização, Prof. Dr. Carlos César; o gerente da área de Construção Civil, Carlos Bomfim; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Larissa Scarano; e o professor adjunto e coordenador técnico da pós, Victor Hugo Carvalho.
“Fazemos essa reunião de forma estratégica em todos os cursos que vamos lançar. O objetivo é conectar o curso ao mercado, por isso, a gente consulta grandes profissionais da área que opinam em relação à matriz do curso, dão sugestões e, dentro do possível, adaptamos as propostas à nossa matriz”, destacou o coordenador do novo MTI, Prof. Dr. Carlos César Ribeiro.
O CEO da Fronti Engenharia, Hugo Martins, também comentou sobre a importância dos profissionais se qualificarem no curso. “Esse MTI tem o objetivo de desenvolver nos profissionais habilidades criativas em inovação e tecnologia para que se sintam mais seguros ao desenvolver ou executar projetos de interiores modernos. O curso vai proporcionar vivências aos alunos, que poderão ver na prática, um pouco do que é visto na teoria em sala de aula”.
Sobre o curso
A pós será disponibilizada na modalidade híbrida, com duração de um ano e tem previsão para ser lançada no segundo semestre de 2024.
O curso vai explorar temas como o uso de tecnologias de realidade virtual, realidade ampliada e eye tracking (sensor de rastreamento ocular). Além disso, os alunos irão contar com o CIMATEC Experience, que são experiências de aprendizado complementares, com foco em ampliar competências.