SENAI CIMATEC apresenta inovações tecnológicas para o setor de petróleo e gás no Bahia Oil & Gás Energy 2023
O SENAI CIMATEC participou do Bahia Oil & Gás Energy 2023, evento internacional focado no setor de petróleo e gás da Bahia que aconteceu de 24 a 26 de maio, no Centro de Convenções Salvador, e recebeu cerca de 2 mil participantes diariamente.
O objetivo do evento, organizado pelo Sebrae, foi criar um ambiente de negócios específico para o setor, onde foram apresentados produtos e serviços e discutidos temas relacionados à produção de energia, levando em consideração os desafios sociais e ambientais do setor.
Durante o evento foram realizadas palestras com Vilson Alves, gerente de negócios do SENAI CIMATEC, sobre conexão com grandes empresas e acesso a fontes de fomento, e com Reinaldo Mirre, pesquisador visitante do programa de formação de Recursos Humanos da ANP, sobre contribuições para formação de pessoal qualificado nas áreas de petróleo, gás natural e biocombústiveis.
No estande do SENAI CIMATEC, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos projetos de tecnologia e inovação desenvolvidos em parceria com empresas do setor, com o objetivo de impulsionar o avanço do segmento de energia no país.
Entre os projetos apresentados durante o evento, destacam-se o Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), realizado em parceria com a Petrobras, Shell e ANP, que tem como objetivo desenvolver e qualificar novas tecnologias, equipamentos e sistemas para exploração, pesquisa e produção de petróleo em condições do pré-sal. Atualmente, o LDP está sendo instalado no SENAI CIMATEC Park.
Outro projeto exibido foi o OD OBN (On-Demand Ocean Bottom Nodes), um sistema inovador de aquisição sísmica 4D para monitorar reservatórios de forma flexível, sob demanda e a um baixo custo.
Também foi apresentado o FlatFish, um veículo subaquático autônomo projetado para realizar inspeções visuais em 3D de alta resolução em águas profundas, garantindo maior segurança para a operação e o meio ambiente, desenvolvido em parceria com a Shell; e o robô JIRo, desenvolvido para inspecionar e limpar juntas flexíveis de risers rígidos usados na produção de petróleo e gás em navios plataforma e outras unidades flutuantes.
Chamou a atenção dos empresários presentes o robô quadrúpede do SENAI CIMATEC. O robô, equipado com cinco câmeras, é uma plataforma móvel articulada, que tem como objetivo promover a locomoção e manipulação de cargas de até 40 quilos. Ele é preparado para ser utilizado em inspeções de ambientes industriais que oferecem risco para operadores e no transporte de cargas em locais com terreno irregular. Na Bahia Oil & Gas Energy, o robô quadrúpede roubou a cena ao dançar ao ritmo do Olodum.