Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação visita SENAI CIMATEC e destaca importância da inovação para a indústria
Na última quinta-feira, data em que foi celebrado o Dia da Indústria, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, realizou uma visita ao SENAI CIMATEC, instituição baiana voltada para o desenvolvimento tecnológico e inovação industrial. Durante a visita, a ministra foi recebida pelo Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, e teve a oportunidade de conhecer as instalações e projetos em andamento.
A Ministra Luciana Santos destacou a importância da inovação no contexto industrial e elogiou o trabalho realizado pelo SENAI CIMATEC. “Eu acho que aqui é uma das melhores demonstrações da inovação, porque junta a pesquisa, o desenvolvimento com as necessidades da indústria, concentrando num parque só, e com a visão do futuro. É fantástico porque o SENAI CIMATEC oferece soluções desde a robótica, passando pela inteligência artificial, supercomputação, saúde, tudo que está dentro de nossos eixos estratégicos de transição energética, de diminuir a dependência dos insumos. É uma agenda disruptiva e de futuro, que é o sentido de ser do MCTI”.
Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, ressaltou a importância da instituição no apoio à competitividade da indústria brasileira, através de diferentes frentes. “O SENAI CIMATEC tem uma importante missão de apoiar a competitividade da indústria brasileira, seja por meio de educação profissional, como o SENAI faz isso no Brasil inteiro, mas também o ensino superior de graduação e pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado, mas principalmente via tecnologia. O SENAI CIMATEC é hoje uma das ICTs que atua fortemente em inovação industrial e já é uma referência nacional do setor. Pelos diversos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria nacional”.
A visita reforçou o compromisso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o desenvolvimento científico e tecnológico do país, assim como a importância da parceria entre instituições de ensino e indústria para impulsionar a inovação e promover a competitividade do setor industrial brasileiro.