SENAI CIMATEC passa a integrar time de execução técnica do Programa Aliança 2.0
O SENAI CIMATEC sediou, nos dias 15 e 16, um workshop do Programa Aliança 2.0, que reuniu representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e das empresas Eletrobras, Atecel, Gestorial, Legasys e do SENAI CIMATEC. Foi a primeira reunião do ano com todas as entidades envolvidas no Aliança 2.0.
O Programa Aliança foi criado em 2021 pela CNI, em parceria com a Eletrobras e a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), por meio do Procel, para melhorar a eficiência energética nos processos de produção industrial. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor produtivo foi responsável pelo consumo de 32,1% da energia elétrica do país.
“Na fase inicial, que foi o programa Aliança 1.0, a gente atuou de maneira independente com a ATECEL (Associação Técnico-Científica), de Campina Grande. Mas o programa evoluiu ao longo desses anos e a gente precisava de ter mais braços para conseguir atuar em uma maior quantidade de indústrias”, explicou Samuel Moreira Duarte Santos, Engenheiro Industrial Mecânico da Eletrobrás.
No ano de 2023, o Programa Aliança inicia a execução do segundo ciclo, tendo como meta atender a 24 empresas da indústria brasileira que fazem uso intensivo de energia em seus processos de produção, para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética. Serão destinados a essas indústrias R$ 20 milhões, com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 40 mil toneladas, e diminuir os custos operacionais em R$ 90 milhões ao ano.
Nesse segundo ciclo, o SENAI CIMATEC passa a integrar o time de execução técnica do Programa Aliança, para realizar atendimento às empresas. Vamos identificar gargalos e propor ações de redução energética. O atendimento da primeira empresa através do Aliança 2.0 começa no final de fevereiro e o prazo para conclusão desta fase é de quatro anos.”, explicou Otanea Brito de Oliveira, Gerente de Negócios do SENAI CIMATEC.